• O cliente

    Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil e uma referência internacional. A competição, organizada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), inclui mais de dois milhões de alunos-atletas em todo o país e movimenta cerca de 3.900 cidades.

  • O desafio

    Desenvolver um universo visual capaz de dialogar com o público adolescente provocando envolvimento, identificação e estimulando a participação dos estudantes.

  • A solução

    A criação foi norteada por um processo que foi inspirado na metodologia das pesquisas etnográficas e que gerou um rico material. Os próprios adolescentes estiveram presentes neste processo, uma vivência fundamental para a elaboração do projeto. As dinâmicas incluíram moodboards de colagens e sessões de bate-papo sobre o relacionamento dos jovens com as marcas, seus projetos pessoais e a relevância dos grandes eventos esportivos em suas vidas.

    A imersão nos permitiu delinear códigos, imagens, símbolos, cores e texturas capazes de expressar o olhar dos adolescentes sobre o evento. O resultado? Uma ilustração dinâmica, contemporânea, de cores vibrantes. Um key visual acessível e memorável, que foi multiplicado em peças como cartazes, materiais de ambientação, crachás, banners, camisetas e impressos entregues a jovens atletas de todo o país.

  • O feedback

    Este projeto foi selecionado para a exposição Rio+Design 2014.